sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Jonas Donizette mantém a liderança na disputa pela Prefeitura de Campinas


Fonte : Ibope
​A segunda pesquisa encomendada pela EPTV Paulista ao IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Campinas traz o deputado estadual Jonas Donizette (PSB) na liderança, aumentando a sua vantagem frente aos demais candidatos. Jonas Donizette tem agora 50% das intenções de voto, sete pontos percentuais a mais em relação à primeira rodada. Em um patamar inferior está o atual prefeito Pedro Serafim (PDT), que oscilou negativamente, passando de 17% para 12% da preferência do eleitorado. Já Márcio Pochmann apresenta um desempenho melhor agora, já que o seu percentual de intenção de voto passa de 1% na primeira rodada para 8% agora. Os candidatos Dr. Campos (PRTB), Rogerio Menezes (PV), Arlei Medeiros (PSOL) e Sílvia Ferraro (PSTU) recebem até 1% das menções dos entrevistados. O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo é de 16%, ao passo que 9% não sabem ou não opinam.

Período de campo: De 27 a 29 de agosto de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: EMPRESA PAULISTA DE TELEVISÃO S.A.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-00600/ 2012
Data de Publicação: 30/08/2012
​Destaques por segmentos
Nesta rodada, o candidato Jonas Donizette apresenta intenção de voto maior entre os eleitores de ensino médio (58%) e menor entre aqueles que possuem ensino superior (41%). Já o candidato Marcio Pochmann recebe proporcionalmente mais menções quanto maior a escolaridade do eleitorado: passa de 5% dentre os que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental para 13% entre os que possuem ensino superior. O mesmo ocorre quando é analisada a renda do eleitorado: no segmento com até 2 salários mínimos, sua intenção de voto é de 5%, enquanto que no segmento com mais de 5 salários mínimos esse percentual é de 12%.
O candidato Pedro Serafim apresenta uma proporção maior de intenção de voto entre os menos escolarizados (18% no segmento com até 4ª série do ensino fundamental contra 11% no segmento com ensino superior) e os com menor renda familiar (15% no segmento com até 2 salários mínimos contra 9% no segmento com mais de 5 salários mínimos).
Espontânea
Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação dos nomes de candidatos, a proporção de eleitores que não sabem ou não respondem a pergunta cai de 63% para 32% nesta rodada, indicando que os candidatos passaram a ser mais conhecidos pelo eleitorado. Jonas Donizette recebe agora 34% das intenções de voto espontâneas (contra 12% na primeira rodada), seguido por Pedro Serafim, com 9% das menções (antes, 5%) e Marcio Pochamnn, com 5% (antes tinha 1% das intenções de voto). Os demais candidatos têm 1% ou menos das citações e outros 17% declaram a intenção de votar em branco ou nulo.
Expectativa de vitória
Independente de sua intenção de voto, a expectativa de 58% dos entrevistados é que Jonas Donizette será eleito, enquanto a reeleição de Pedro Serafim é esperada por 17% dos eleitores do município. Os demais candidatos são mencionados por no máximo 3% do eleitorado e 21% não sabem ou não respondem a questão.
Rejeição
O IBOPE Inteligência também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam para prefeito de jeito nenhum. Nessa rodada, a rejeição de Jonas Donizette oscila de 12% na rodada anterior para 15% agora. Enquanto isso, a rejeição do candidato Marcio Pochmann cresce 11 pontos percentuais, alcançando o patamar de 20%. Pedro Serafim, que antes tinha um índice de rejeição de 21%, recebe agora 30% das menções. Os eleitores que declaram que poderiam votar em qualquer dos candidatos são 17% dos entrevistados e outros 28% não sabem ou preferem não responder.
Nesta pesquisa o IBOPE Inteligência deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.
Avaliação da administração municipal
A avaliação da administração do Prefeito Pedro Serafim permanece estável em relação à rodada anterior: aqueles que a avaliam como ótima ou boa somam 25%, regular 30% e ruim ou péssima também 30%. Além disso, 39% dos eleitores desaprovam a atual gestão, contra 38% que a aprovam e 23% que não sabem ou não opinam sobre a questão.
A área mais problemática na opinião dos eleitores de Campinas segue sendo a saúde, com 77% das menções dos eleitores. Em seguida, 52% mencionam a educação e 44% a segurança pública. Estes percentuais representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.
Avaliação das administrações estadual e federal
A administração do Governador Geraldo Alckmin mantém o mesmo patamar de avaliação da rodada passada: 45% a consideram ótima ou boa, 35% regular e 14% ruim ou péssima (eram 40%, 36% e 18% na pesquisa passada, respectivamente).
Da mesma forma a avaliação da administração federal da Presidente Dilma Rousseff permanece estável em relação à rodada anterior: 53% a consideram ótima ou boa, 32% regular e 13% ruim ou péssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor