sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Tupã e Agripino Lima dividem a preferência do eleitorado na disputa pela sucessão à Prefeitura de Presidente Prudente

Fonte : Ibope
​A primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre a sucessão municipal em Presidente Prudente, entre os dias 10 e 12 de agosto, em parceria com a TV Fronteira, aponta os candidatos Tupã – Milton Carlos de Mello (PTB) e Agripino Lima (PMDB) na disputa pela preferência do eleitorado prudentino. O candidato Tupã aparece numericamente à frente com 40% das menções, seguido de perto pelo peemedebista Agripino Lima com 34% (o candidato do PMDB constou na pesquisa, pois durante o período de realização desta e até o momento, a sua candidatura se encontra em situação de indeferimento, mas com possibilidade de recurso junto à justiça eleitoral). Em um patamar bastante inferior, aparecem os candidatos Dr. Talmir (PV) com 5%, Fabio Sato (PPS) com 3% das intenções de voto. Os candidatos Dodo (PRTB) e Josué Macedo (PSOL), obtêm índices de até 1%. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 8% das menções, mesmo índice dos eleitores que estão indecisos ou preferem não responder.

Período de campo: De 10 e 12 de agosto de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: TV Fronteira Paulista LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-00298/ 2012
Data de Publicação: 13/08/2012
Espontãnea
​A pesquisa do IBOPE Inteligência também perguntou aos entrevistados em quem votariam para prefeito sem a apresentação dos nomes dos candidatos. Nessa situação, cerca de 1/3 dos eleitores entrevistados (33%) declaram não saber em quem votar ou não opinam a respeito. O candidato do PTB aparece à frente com 31% das menções espontâneas, e em segundo lugar, aparece Agripino Lima com índice de 23%. Os índices dos demais candidatos atingem até 2% das menções espontâneas. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto, somam 9%.
Rejeição
A pesquisa ainda pergunta aos eleitores de Presidente Prudente em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, e Dodo aparece com o maior índice de rejeição (55%). Em um patamar inferior, Agripino Lima obtém percentual de 23%, enquanto os demais candidatos obtêm índices de rejeição que variam entre 19% e 16%. Aqueles que afirmam que poderiam votar em todos, ou seja, não rejeitam candidato algum, representam 8% do eleitorado, enquanto 10% afirmam não saber em quem votar ou preferem não responder a respeito.
Na pergunta de rejeição, o IBOPE Inteligência possibilita aos entrevistados mencionarem mais de um nome.
Avaliação da administração municipal
Metade do eleitorado prudentino avalia positivamente a administração de Milton Carlos de Mello (soma dos índices ótima e boa). Para 36% dos eleitores, a sua administração é regular, enquanto 12% a avaliam como ruim ou péssima.
Cerca de 7 em cada 10 eleitores (67%) aprovam a forma como Milton Carlos de Mello administra o município, enquanto outros 26% a desaprovam. Os eleitores que não sabem ou não respondem totalizam 7% das citações.
A pesquisa também levantou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade. A saúde foi considerada a área mais problemática com 57% das menções. Em segundo lugar, aparecem as áreas da educação e geração de emprego, com 34% e 33% das citações, respectivamente. Entre outras áreas mencionadas estão a segurança pública (28%).
Estes percentuais refletem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.
Avaliação das administrações estadual e federal
A administração do Governador Geraldo Alckmin é avaliada como ótima ou boa por 45% dos eleitores de Presidente Pudente, enquanto outros 37% consideram sua administração como regular e apenas 12% como ruim ou péssima. Aqueles que preferem ou não sabem responder, somam 8%.
A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por um pouco mais da metade dos entrevistados (54%). Aqueles que consideram sua administração regular representam 33% dos eleitores, enquanto outros 10% a classificam como ruim ou péssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor