terça-feira, 30 de abril de 2013

Curso gratuito para lavanderias de 377 municípios paulistas

9 de maio: preocupado com a saúde do trabalhador, Sindilav realiza curso que visa à prevenção de acidentes no ambiente das lavanderias

Com o tema “Saúde e Segurança no Trabalho”, o curso do sindicato reunirá profissionais dos ramos hospitalar, doméstico, EPI´s, Jeans, Decoração, Hotéis e Restaurantes

São Paulo, 30 de abril de 2013 – A legislação trabalhista exige que as empresas estejam preparadas para lidar com acidentes em seus ambientes e, mais do que isso, aprendam a preveni-los. Com esse intuito, no dia 9 de maio, em São Paulo, o Sindilav – Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo – oferecerá gratuitamente o curso “Saúde e Segurança no Trabalho” a todas as lavanderias de sua base territorial, que ficam em mais de 377 municípios paulistas.

O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s); as questões de insalubridade e periculosidade, programas de saúde e segurança e outras questões trabalhistas serão discutidos no curso. O setor de lavanderias envolve uma série de ramos: hospitalar, doméstico, EPI´s (equipamentos de proteção individual), jeans, decoração e hotéis e restaurantes. Em todos eles, é necessário que o profissional lide com equipamentos que, caso haja descuido, falta de manutenção ou mesmo despreparo, podem causar acidentes. É o caso de caldeiras, ferros e máquinas de passadoria e máquinas de lavar de grande porte, por exemplo. Além deles, produtos químicos utilizados na limpeza podem levar a intoxicações e queimaduras nas mucosas. Já as lavanderias hospitalares têm um elemento bastante preocupante: a contaminação do funcionário de lavanderia por material hospitalar.

É necessário, portanto, que haja preparo dos trabalhadores para que os problemas relacionados aos acidentes de trabalho sejam minimizados. Conforme conta Marco Antonio de Oliveira, especialista em segurança no trabalho da empresa RCS Saúde do Trabalhador, problemas ligados à operação de máquinas, queimaduras de pele com óleo e água quente, contato de produtos químicos com os olhos e comprometimento das articulações por movimentos repetitivos estão entre os principais problemas de saúde do trabalhador de lavanderia.

Oliveira informa que, inclusive, existem normas técnicas oficiais e legislação que precisam ser observadas e seguidas para que as empresas evitem multas, no caso de fiscalização. “O curso pretende abordar não só a questão da lei, mas maneiras de as lavanderias promoverem melhoria nas condições e métodos de trabalho, adequação da carga horária de trabalho e manutenção de equipamentos, fatores que, acreditamos, sejam imprescindíveis para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, comenta.

Acompanhe o programa do curso “Segurança e Saúde no Trabalho”:

- Histórico da relação empregado x empregador;

- Obrigações da empresa;

- Obrigações do empregado;

- Evite multas e ações trabalhistas;

- Programas de Saúde e Segurança;

- A insalubridade e a periculosidade; 

- O uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs;

- A relação das Normas Regulamentadoras (NRs);

- Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP;

- Documentação necessária para a segurança do empregador.

Serviço:

Data: 9 de maio de 2013 – 5ª feira

Horário: das 14h às 17h

O curso será ministrado por Marco Antonio Oliveira, do Departamento Técnico da empresa da empresa RCS Saúde do Trabalhador, na sede do Sindilav: Rua Paes de Araújo, 29, 11º andar, conjunto 111, Itaim Bibi, São Paulo, SP. As inscrições devem ser feitas pelo telefax (11) 3078-8466 e as vagas são limitadas.

Conheça o Sindilav

O Sindilav foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 3.600 lavanderias em 377 municípios do Estado de São Paulo. Nas últimas gestões, o Sindilav assumiu uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados. Tendo como foco os empresários do segmento de lavanderia, atua para contribuir para a redução de custos administrativos desses estabelecimentos, além do aperfeiçoamento profissional dos funcionários e atualização tecnológica da operação. É filiado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomercio/SP.

Como todo sindicato patronal, sua atividade está voltada para os macrorrelacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades legalmente constituídas e, especialmente, o público consumidor. Nesse sentido, na área do governo federal, mantém constante envolvimento com o Ministério do Trabalho e Emprego – TEM (por meio de seu órgão regional, a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo - SRT/SP, objetivando a implementação de normas relativas às questões de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

O Sindicato oferece aos associados assessoria jurídica trabalhista e cível, convênio com o Sesc do Brasil – para usufruir de programas educativos, culturais de lazer e esportes - e promove palestras gratuitas nas áreas técnica e trabalhista. Permite ainda que o associado tenha poder de voto em Assembleias Gerais que decidem importantes questões – em geral, solução de problemas e criação de novos meios de expansão e melhora da atividade de lavanderia.

Diretoria Executiva do Sindilav:

José Carlos Larocca (Presidente)

Edson Di Nardi (Vice-presidente)

Rui Torres (Diretor Administrativo)

Em Pauta Comunicação

(11) 3567-7854 / 3567-7855 / 3451-3258

Cristina Thomaz – (11) 7754-7386 – ID 13*9345 – cristina@empautacomunicacao.com.br

Simone Valente (11) 97666-7022

simone@empautacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor