terça-feira, 10 de julho de 2012

EducaCenso acontece em Garça até o dia 31



Garça realiza até o dia 31 o EducaCenso 2012, um programa de pesquisa do Governo Federal que é realizado no Brasil com o objetivo de se fazer o levantamento das escolas de todo o País  para auxiliar os professores no exercício de suas profissões e comumente todos os profissionais da educação.
O evento começou no dia 30 de maio e tem por objetivo levantar dados individualizados de cada estudante, professor, turma. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.
A partir dos dados do EducaCenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.
Das escolas são coletadas informações sobre a infraestrutura, energia elétrica, água, esgoto, cozinha, secretaria, equipamentos eletrônicos como televisões, computadores entre outros quesitos. Sobre os alunos e professores são coletados dados como: idade, sexo, cor/raça, nacionalidade, em que série o aluno se encontra, frequência às aulas, utilização de transporte escolar, se tem ou não alguma deficiência física, entre outros pontos. Já, os professores, além dos mesmos dados fornecidos pelos alunos, informam qual função exercem.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação Profª Estela Mancini, deixando de preencher o censo, a escola perde a sua identidade, ou seja, junto ao MEC ela deixa de existir. “É de suma importância que cada gestor dedique parte do seu tempo ao preenchimento do EducaCenso para que possamos compreender melhor a situação da Educação brasileira e garcense”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor