terça-feira, 10 de julho de 2012

Queda na doação de leite humano preocupa Posto de Coleta




Apenas dois frascos de leite humano. Com esse estoque o Posto de Coleta de Leite Humano, começou a semana. Quantidade insuficiente para atender as necessidades dos bebês prematuros.  De janeiro até agora, o Posto coletou  65.510 ml de leite junto as cerca de 28 mães doadoras do município. No mesmo período do ano passado, a quantidade chegava perto dos 130 ml. Uma realidade que preocupa o setor.
De acordo com dados apresentados pelo Posto de Coleta, por mês nascem em média 40 crianças em Garça, o que em tese significa 40 mães amamentando e aptas a doar o leite excedente. No entanto, desse total, cinco em média, dedicam parte de seu tempo para retirar o leite e doar a quem precisa.
Segundo a enfermeira responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano de Garça, Natalli Gaioto, diversos fatores contribuíram para essa queda significativa de doações: o frio, o retorno precoce das mães ao trabalho e principalmente a falta de consciência sobre a importância do aleitamento e da partilha do leite materno. “Muitas mães não se colocam no lugar daquela que tem seu filhinho necessitando do leite humano. Outras, sequer estimulam o aleitamento para o próprio filho. Trabalhar essa consciência é o mais difícil”, afirmou.
De acordo com a técnica em enfermagem, Rita de Cássia Camilo Pardo, toda mãe pode ser um doadora de leite humano, independente de ter muito ou pouco leite.  “A quantidade é o que menos importa. É importante que a mãe saiba que quanto mais o bebê suga, mais leite ela produz. A realidade que enfrentamos, com essa queda na doação é preocupante”, disse.  

Infraestrutura
O Posto de Coleta de Leite Humano de Garça existe há 11 anos. Modelo de captação no Brasil oferece toda orientação às mães desde o nascimento do bebê no hospital e posteriormente nas Unidades Básicas de Saúde e nas casas das parturientes. As mamães doadoras recebem um ki para realizar a retirada e o armazenamento do leite em casa, até que as profissionais do Posto façam a coleta em dias previamente agendados. Além disso, todas, independentemente de serem doadoras ou não, recebem um kit com pomada de assadura, soro nasal, álcool 70, gases e termômetro.
O Posto conta com uma sala de orientação sobre o aleitamento, sala de esterilização, captação e armazenamento.  Todo o leite doado é encaminhado para o Banco de Leite de Marília responsável pela distribuição para as UTIs neonatal da região.
O órgão dispõe ainda da parceria do Hospital São Lucas, das Unidades Básicas de Saúde e do total apoio do setor de fonoaudiologia e do ambulatório de pediatria do município.

Serviço
Para ser uma mãe doadora basta entrar em contado com o Posto de Coleta, na rua Brigadeiro Machado, 244, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, telefone 3471-0999, ou diretamente na Unidade de Saúde mais próxima que fará o encaminhamento para a captação.

Semana do Aleitamento
De  1 a 7 de agosto, durante a Semana de Aleitamento Materno, o Posto de Coleta de Leite Humano  de Garça  realizará palestras e atividades pontuais voltadas a conscientização  das mães sobre a amamentação e a doação do leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor