domingo, 15 de julho de 2012

Garça registra primeiro caso confirmado de morte pelo H1N1


INTERIOR PAULISTA - Garça registrou na última quinta-feira (12),  o primeiro caso confirmado de morte pelo vírus Influenza  H1N1. A vítima, uma mulher de 43 anos, que estava em tratamento psiquiátrico no município,  foi internada no Hospital São Lucas no dia 28 de junho com os sintomas da doença e veio falecer um dia depois durante o trajeto para o Hospital Geral de Promissão onde seria encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Este foi o único caso de H1N1 confirmado oficialmente no município este ano. De acordo com a Secretaria apesar do triste registro desse óbito a ocorrência não deve causar pânico na população.
Segundo o Secretario de Saúde, José  Antônio de Resendes, as pessoas que forem prudentes quanto aos métodos de higiene têm poucas chances de contrair a doença. “A prevenção é o melhor remédio contra essa gripe”, afirmou.
Nessa época do ano a doença atinge seu ápice de casos. O frio favorece o desenvolvimento do vírus.  Por isso, a necessidade de  se precaver, evitando lugares aglomerados e intensificando os hábitos de higiene.
A principal forma de prevenção continua sendo atitudes da própria população: lavar constantemente as mãos, não dividir alimentos, latas, garrafas,copos, canudos ou qualquer coisa que outra pessoa tenha levado à boca. Ao espirrar ou tossir cubra o nariz e a boca, evite o uso de lenços de pano ou toalhinhas e utilizar sempre lenços descartáveis.
Quanto aos sintomas, são os mesmos de uma gripe normal. Por isso todo caso de gripe deve ser tratado com atenção. No entanto, só são realizadas as coletas de materiais para exame quando o paciente é hospitalizado. Neste caso são feitos os exames para detectar se o caso é de uma doença sazonal ou da Influenza A.

Vacina
Com relação à vacina contra a Influenza A, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está seguindo as orientações do Ministério da Saúde que estabeleceu o público alvo que são os idosos, as crianças entre 6 meses a dois 2 anos de idade, a população indígena do país, as mulheres grávidas em qualquer período de gestação, crianças que ficam em creches e os profissionais da área da saúde.


Prevenção contra  a Gripe A (H1N1)
1° Lave bem e frequentemente  as mãos com água e sabão principalmente depois de tossir ou espirrar, ao chegar da rua e após tocar em objetos de uso comum.
2° Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca preferencialmente com lenço descartável. Não utilize lenços de pano que é uma fonte de contaminação.
3° Não compartilhe alimentos, copos, canudinhos, toalhas e objetos de uso pessoal.
4° Evite ambientes fechados e com aglomerações de pessoas. Mesmo quem tomou a vacina deve seguir essas orientações.
5° Limpe as superfícies de uso comum com álcool 70°.
6° Não use medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

Orientação
Se você estiver com febre acima de 38°C, tosse, acompanhada ou não de dor na garganta, procure seu médico ou a sua Unidade Básica de Saúde. Para maior eficácia do tratamento é necessário começar a tomar a medicação 48 horas após o aparecimento dos sintomas. Para isso é importante procurar a Unidade Básica de Saúde.

Alerta
Caso você já esteja tratando da gripe e sentir dificuldades para respirar ou respiração rápida, dor forte no abdome, convulsão, desidratação, alteração do estado de consciência, a gripe pode estar se agravando. Nesses casos retorne com urgência à sua Unidade de Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor