quarta-feira, 6 de março de 2013

Decreto anuncia o Centro Integrado de Inteligência de SP


Um decreto do governador Geraldo Alckmin publicado em 27/2,  no Diário Oficial do Estado (DOE) cria o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo (CIISP) – órgão central de articulação e integração das atividades de inteligência de segurança pública do Estado.

O CIISP será formado pelos órgãos de inteligência da Secretaria da Segurança Pública, por meio das polícias Civil e Militar, e Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

O Centro Integrado será responsável por traçar diretrizes de inteligência no âmbito da segurança pública, por meio da troca de informações e trabalho integrado, exercendo permanentemente ações especializadas na produção de informações e estudos com o objetivo de prevenir, neutralizar e reprimir o crime.

As informações e dados compilados pelo CIISP irão aprimorar, ainda mais, a tomada de decisões pelo Governo do Estado e polícias no que tange aos recursos materiais, tecnológicos e humanos às ações estratégicas de combate ao crime.

Também caberá ao CIISP articular e integrar as atividades de inteligência de segurança pública de forma cooperativa, respeitando as ações de planejamento e execução dos respectivos órgãos que as integram.

Conselho gestor

O conselho gestor do CIISP será presidido pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, tendo a participação do secretário da Administração Penitenciária, secretários adjuntos das duas pastas, delegado geral da Polícia Civil, comandante Geral da Polícia Militar, além de um coordenador técnico.

O secretário da Segurança Pública definirá as normas para a implantação dentro de um prazo de 30 dias.

O Centro Integrado de Inteligência será formal e fisicamente instalado nas dependências da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em ambiente preparado para o planejamento e desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à prevenção e repressão do crime no Estado de São Paulo.

Novo modelo

Criado em um novo modelo, o CIISP passa a ter novas atribuições. Quando instituído em fevereiro de 2007, o Centro Integrado atuava como um Gabinete de Crise e Sala de Situação, onde convergiam informações de ocorrências de grande clamor público. Com o decreto de hoje, ficam ampliadas as ações, além de agregar a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).


Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor