quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alunos da rede estadual selecionados para o programa Jovens Embaixadores embarcam sexta-feira para os EUA


Estudantes de escolas estaduais da capital, Narandiba e Bebedouro farão intercâmbio de três semanas 

Três alunos da rede estadual de ensino embarcam sexta-feira (11/01) para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Aschiley Taemi Matsumoto, da Escola Estadual Professora Takako Suzuki, localizada em Narandiba (580 km de SP), Sara Priscila Marques Cantarin, da Escola Estadual Doutor Paraíso Cavalcanti, em Bebedouro (381 km de SP); e Kelvin Oliveira, da Escola Estadual Silvana Evangelista, localizada em São Rafael (zona leste de SP), estão entre os 37 adolescentes brasileiros selecionados para o programa Jovens Embaixadores.

Patrocinada pela Embaixada dos Estados Unidos, com apoio dos setores público e privado daquele país e do Brasil, a iniciativa seleciona anualmente estudantes da rede pública brasileira que são exemplos em sua comunidade. Neste ano, mais de 17 mil estudantes com idades 15 e 18 anos se inscreveram no programa. Para a seleção, foram considerados quesitos como excelente desempenho escolar; engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; boa fluência oral em inglês; flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes; bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade; baixa renda familiar e nunca terem viajado para os Estados Unidos.

Os alunos passarão uma semana na capital americana, Washington, onde participarão de reuniões com autoridades e farão visitas a monumentos históricos, museus e outras organizações sociais. Nas duas semanas seguintes, serão divididos em pequenos grupos, que viajarão para outro Estado norte-americano para conviver com uma família nativa, que os hospedará voluntariamente. Eles também frequentarão aulas em uma escola de Ensino Médio onde poderão conhecer o dia a dia do jovem estudante americano, além de terem a oportunidade de apresentar o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado no país.

Todos os custos com viagem, hospedagem, alimentação e atividades educacionais, culturais e sociais do programa são pagos pela embaixada americana. O intercâmbio entre Estados Unidos e Brasil promovido pelo programa foi criado em 2002 e hoje já é replicado em outros 25 países. Desde que foi lançado, 212 jovens brasileiros já foram beneficiados, sendo 48 alunos da rede estadual de São Paulo.

Expectativa

Um dos jovens escolhidos para representar o país, Kelvin Oliveira, 17 anos, conta que se apaixonou pela língua inglesa em sala de aula, durante o 7º ano do Ensino Fundamental. Agora, prestes a concluir o Ensino Médio na Escola Estadual Silvana Evangelista, o jovem conta que, depois de ter participado da seleção sem sucesso no ano passado, intensificou os estudos para conseguir fazer o intercâmbio. Para ele, o Curso de Inglês Online, oferecido pela Secretaria da Educação, foi essencial para ajudá-lo a concretizar seu objetivo. “Fiz o primeiro processo seletivo um mês após a morte do meu pai e não passei. Mas me dediquei ainda mais e agora terei esse belo presente de formatura”, diz Kelvin.

Aschiley Taemi Matsumoto, 16 anos, garantiu sua vaga principalmente graças ao trabalho voluntário que presta à comunidade em que vive, na cidade de Narandiba, onde ensina caratê para crianças carentes. “Felizmente, com os requisitos preenchidos, consegui me dar bem nas provas e assim fui escolhida como uma das representantes não só do programa, mas também do Brasil”, comemora.

Também selecionada, Sara Priscila Marques Cantarin, 17 anos, espera ansiosa pelo momento do embarque, que acontecerá em Brasília. “Estou muito ansiosa, mas tento manter a calma e o equilíbrio para não perder o foco. É uma oportunidade única e quero trazer de lá o máximo de experiências possíveis”, conta.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor