sábado, 19 de janeiro de 2013

Crianças do interior veem o mar pela primeira vez no Turismo do Saber


Ao todo, 1.280 crianças participam do projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Gilberto Marques

Mais de 40 crianças do interior de São Paulo viram o mar pela primeira vez na praia de Santos


Olhares atentos, sorrisos que teimavam em não sair da boca, estado de êxtase e um misto de ansiedade e medo. Eram mais ou menos estes os sentimentos que mais de 40 crianças do interior paulista tinham no último dia 15, em seu primeiro encontro com o mar. "Nossa, é muito grande! Ele não tem fim?", foi a reação de Maria Eduarda da Cruz de Souza ao ver o mar pela primeira vez. A menina de 12 anos é uma das 1.280 crianças que participam do programa Turismo do Saber, da Secretaria de Turismo do Estado.

As crianças passarão cinco dias conhecendo o litoral paulista, com uma programação recheada de passeios divertidos e culturais, como visitas ao teatro, escuna, museus, entre outros. "Nosso cronograma é muito intenso, pois temos muitos pontos turísticos em Santos, e todas as atividades são atreladas a questões pedagógicas", disse a coordenadora do programa na Secretaria de Educação de Santos, Sandra Freitas, parceira do Estado no programa.

Mas o passeio mais esperado era o encontro com o mar. Normalmente, a distância entre estas crianças e o mar é grande. A cidade mais próxima de Santos é Uchôa, que fica a 498 km do município praiano. A mais distante é São João de Iracema, a 642 km.


O evento, que aconteceu na praia de Santos, com crianças de São João do Iracema e Nova Luzitânia, e em São Vicente, com crianças de Uchôa, Colômbia, Floreal, começou com o dia frio e com chuva. O tempo, contudo, resolveu dar uma trégua e surpreendeu os pequenos, tornando o encontro ainda mais especial. Os estudantes receberam orientações do Corpo de Bombeiros, foram identificados e acompanhados por monitores para garantir a segurança e a tranquilidade do passeio.


A alegria da criançada contagiou dezenas de moradores de Santos que se emocionaram com as diferentes reações. Fernanda de Almeida Pereira, de 11 anos, achou o mar gigante, mas não ficou muito feliz com a água salgada. "Eu experimentei o gosto. É horrível, é salgado! Mas as ondas são muito legais", disse.

Castelinhos de areia, conchinhas e siris completaram a diversão na praia. O sol apareceu e fechou a realização do sonho da garotada com chave de ouro, deixando um gostinho de quero mais. "Não vejo a hora de voltar", disse Maria Eduarda.


Do Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua mensagem
O Editor